quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sobre os PCNs- Parâmetros Curriculares Nacionais Refletindo

"A leitura é uma lente de aumento!Quando eu leio sobre o mundo eu entendo mais o mundo."
Ouvi esta frase em uma interessante palestra ministrada na Facos, cujo tema definia-se: A importância do ato de ler em uma perspectiva histórica. Eu realmente concordo com ela! No momento em que ocorre o início da leitura, se abre um leque infinito de novos olhares, não é apenas um estar no mundo, mas fazer parte dele como um ser que participa, atua e opina; quando se inícia o processo da escrita e suas mais diferentes formas e maneiras de ser, encontram-se os meios de expor e registrar um pensamento, um ideal...o conhecimento.
Dai a importância do papel da escola como veículo transformador e dos professores como membros indispensáveis neste processo de formação de sujeitos mais felizes em estar na escola, mais livres para pensar e aprender.
Os PCNS, fundamentados e visando a construção de uma escola melhor, com professores mais atuantes e acima de tudo, buscando a formação de cidadãos mais conscientes, atuantes, criticos e fazedores de sua história, vai nos propor novas idéias e parâmetros que devem ir de encontro a estes objetivos, tais como propor um ambiente motivador e interessante, como bibliotecas na escola e nas classes com diferentes literaturas para que o aluno tenha onde buscar. Propor o uso de recursos variados como os de audio visual, saidas de campo, projetos com temáticas que vão de encontro a realidade dos alunos e da comunidade, aulas dinâmicas em que se estabeleça um interegir professor-aluno, aulas em que os alunos tenham acesso aos mais variados tipos de textos e de registros, como jornais, revistas, noticias, sites, blogs, dissertações, rótulos, baners,etc. Juntamente a estes objetivos e ações devem andar lado a lado o planejamento, os conteúdos ensinados/refletidos e uma avaliação que leve em conta o aluno como um todo, seus aspectos cognitivos, afetivos, seu crescimento, o aprendizado construído, onde estão os erros e onde estão os acertos, para que as mudanças necessárias sejam feitas em busca de uma educação melhor e de uma escola melhor.
Faz-se necessário um repensar a escola, um refletir sobre nossas ações e sobre tudo um persistir diário, porque o primeiro passo já foi dado: saber que existem muitas coisas boas mas que a mudança é necessária para melhorar ainda mais.

2 comentários:

  1. Das observações destacadas no texto como tens percebido essas questões no cotidiano da escola?

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  2. Que orgulho, colega!!
    É um privilégio ser tua amiga, admiro tua inteligência e teu esforço. Mereces tudo de bom e com certeza serás uma ótima professora!
    Bjus, Angela

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