domingo, 24 de março de 2013

Já dizia Freire que...
"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.Esses que fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo.Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade...
Nessas caminhada pibidiana e de futuro educador, o pesquisar é fundamental e só tem sentido se junto com a prática conseguimos encontrar respostas (ou novas perguntas) na luz da teoria.
Assim segue algumas sugestões de leituras:

Homo Zappiens
Educando na Era Digital
                                                                               De Wim Veen & Ben Vrakking

Lançado em 2009 pela editora Artmed, 
    o livro retrata o momento atual vivido nas escolas, 
onde o aluno contemporâneo é considerado o homo zappiens.
Por meio da obra é possível perceber como as crianças 
que crescem em mundo de tecnologias e de mudanças 
demonstram mais dificuldade em enquadrar-se 
no sistema educacional atual, que infelizmente ainda não dá conta 
desde público de alunos que tem as mais 
variadas tecnologias e informações ao seu alcance.

Alfabetizar aos seis anos
                                                                                      De Annamaria Píffero Rangel

Lançado em 2008 pela Editora Mediação,
o livro propõem embasamento teórico sobre os 
aspectos sociológicos, funcionais, estruturais, neuronais 
das crianças em processo de alfabetização
bem como, sobre os tipos de conhecimentos e 
propostas de práticas que visam auxiliar o professor 
que trabalha com alfabetização.
É um livro de fácil compreensão e com ideias 
bem legais que podem ser adaptadas a outras faixas etárias.

Novas Tecnologias para ler e escrever
Algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula
                                                        De Ana Elisa Ribeiro
Lançado em 2012 pela Editora Belo Horizonte
O livro aborda a partir das experiências vividas pela autora, 
um olhar importante para as tecnologias e 
para as mídias, tão presentes no cotidiano escolar na atualidade.
Um das partes mais interessante é quando 
a autora refere-se ao letramento digital, 
em que o sujeito adquiri habilidades e competências 
a partir do uso das tecnologias e das mídias 
diversas em seu beneficio e em beneficio de seu conhecimento, 
o que o torna um cidadão que acompanha os avanços de seu tempo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário