sábado, 27 de outubro de 2012

14 de Setembro de 2012

A oficina foi feita em dois momentos, um para cada grupo de alunos.
Inicialmente os alunos sentaram nas cadeiras com os nets, depois perguntei se eles não preferiam o tapete. Como foi uma unanimidade, as crianças sentaram no tapete e ficaram a vontade.
Me lembrei da conversa com as professoras Lígia e Anilda...sobre desfragmentar o espaço...
As crianças, algumas sentadas outras deitadas, estavam curtindo e realizando trocas, conversando, ajudando umas as outras, etc.
Antes da atividade, combinamos, de primeiro fazer as mesmas e que depois eles poderiam jogar os joguinhos.
Atividade:
Jogar o dado que continha números de 1 a 6, para o número que caísse os alunos deveriam verificar no tabuleiro  do alfabeto, aqui letra correspondia e com um giz deveriam escrever no quadro um palavra que iniciasse ou que tivesse essa letra.
Os alunos se ajudaram mutuamente e diziam as palavras oralmente para aqueles que tinham dificuldade.
Uma das alunas encontrou dificuldade para escrever sua palavra e disse que ia procurar... então localizou as palavras nos nossos baners do Pibid que estavam expostos na sala.
Um dos alunos me perguntou:
-Casa é com quatro letras né prof?
Outro aluno, diante da solicitação da escrita de uma palavra com E e sobre a possibilidade de ter E em seu nome, respondeu:
-Se tu disse que tem E no meu nome né prof!
A ideia é que os demais alunos fossem registrando utilizando o editor de textos Word as palavras ditas e registradas pelos colegas que jogavam o dado.
Atividade 2:
Contação e Leitura nos nets da História Belinda a bailarina.
 


 

Um comentário:

  1. A organização do espaço da sala de aula influencia no aprendizado. Há muitas formas para tornar a sala de aula um ambiente alfabetizador! Parabéns!

    ResponderExcluir